sexta-feira, novembro 02, 2007

Pão por (qualquer) Deus

Ontem, dia 1 acordei em sobressalto com o ladrar dos cães...
Resolvi levantar-me e ver qual a razão de tanto sobressalto canino de madrugada (eram 08h30).
Apercebi-me que uma tradição há muito perdida nas cidades ainda vive nesta aldeia.
O Pão por Deus - assim se chama às hordas de crianças de saco do pão de pano ou outro qualquer que vão de casa em casa tocar às campainhas e pedir o "pão" que neste caso é trocado de boa vontade por toda a espécie de doces e guloseimas imagináveis.
Confesso que não sou donatário destes dias (que vergonha, eu sei), mas acho piada que esta versão mais antiga de um "trick or treat" lusitano e matinal se mantenha.
A origem segundo alguns é dos tempos do trabalho das colheitas não remunerado em que os senhores das terras pretendiam com esta acção pagar os favores aos trabalhadores no inicio do Inverno, proporcionando-lhes um dia de algum conforto e fartura alimentar.
Simboliza também a solidariedade social, a luta pela subsistência existente e a partilha.
Em pequeno cheguei várias vezes a sair com grupos de amigos da escola primária em demanda dos desejados doces pelas ruas de Mafra e cada vez que os vejo sinto uma nostalgia que merece ser divulgada...
Por fim, sou por natureza e por convicção um defensor das tradições Portuguesas que tem mais valor do que a invasão americanizada do Halloween das bruxinhas e das partidas. Perdoem-me os seguidores dessa moda...cada um gosta do que gosta.

2 comentários:

Rubi disse...

Na minha terra, desconfio que ainda mais do que doces, dava-se era fruta da época, frutos secos, castanhas e pequenos pães de ovos. Para os receberem diziam uma espécie de cantiga e conforme lhes dessem ou não alguma coisa assim eles depois continuavam a cantiga, com o agradecimento ou com impropérios (nada de grave).

Tu és indecente, sentes nostalgia por ver os miúdos mas não os incentivas! Vergonha, vergonha...

Unknown disse...

Amei a foto!!
Não sou desse tempo...tu estás a ficar cota...lol..mas se me deparasse com uma situação dessas não resistiria a mimar as crianças com tudo o que pudesse...sou assim..uma mole...lamechas...sensivel..
beijos
Catarina