domingo, novembro 26, 2006

INRI


INRI - IESVS NAZARENVS REX IVDAERVM - Esta é a versão mais comum do significado das letras que aparecem em quase todas as imagens de Cristo na cruz.
Mas existem outras cujas explicações são mais do meu agrado. IGNIS NATURA RENOVATUR INTEGRAT, qualquer coisa como "O fogo renova completamente a natureza", uma frase básica da alquimia, onde o elemento FOGO é sinal de renascimento, renovação, reinício, nova hipotese.
Pode ainda ser lida da seguinte forma que reforça a teoria atrás descrita, pois se há coisa que a alquimia é pródiga, é na duplicação de significados de símbolos. Escritos em Hebraico, os elementos Água, Fogo, Ar e Terra são Iam Nour Ruach Iabesham...
A própria cruz, símbolo mais forte do cristianismo, era já utilizado à séculos como hieróglifo alquímico representando os 4 pontos cardeais, as 4 idades (Ouro, Prata, Cobre, Ferro), os 4 caminhos (Ciência, Filosofia, Arte, Religião), as 4 fases da Lua.
É facto conhecido e aceite por quase todos que o cristianismo, principalmente o catolicismo, adoptou diversas festividades e símbolos das chamadas religiões pagãs para uma mais fácil assimilação dos povos. Também factual é a ligação estreita entre os Cristão Coptas do Egipto e da Etiópia e os ensinamentos alquímicos.
Possivelmente estas linhas que escrevi vão colocar em choque algumas mentes mais herméticas, mas é bom questionar, é salutar duvidar e faz parte da minha forma de ser... Aguentem-se!

3 comentários:

mak disse...

Muito interessante.
continuo à espera de um desses temas transformado em pequeno conto ilustrado...
Abraço forte!
Jack

Anónimo disse...

olha que boa ideia!
interessante, sim senhor!
continua a "abrir-nos" a mente...

beijos

Joana

Lady DarkPain disse...

Ola, passa pelo meu blogue para veres o desafio que te fiz... Beijo