quarta-feira, novembro 15, 2006

O Palácio do Louco e o Rei Excêntrico

Era uma vez um Príncipe de Portugal, nascido na longínqua Germânia que, deslocado da sua terra natal, decide construir um Palácio e Jardins em seu redor.
Pelo sua traça arquitectónica e atenção que lhes dedicou, o seu mentor foi apelidado de excêntrico, louco, visionário...
Leiam o libretto de Parsifal, de Wagner e de seguida visitem os Jardins e Palácio da Pena.
Contemplem as suas torres; O famoso tritão (homem-peixe) que segura a janela, simbolo da criação do mundo, do carácter sempre em mutação da vida; A cópia de pormenores do convento de Cristo em Tomar, Altar de Templários Lusitanos; As cruzes com rosas, símbolo da família "Rosa-Cruz" a que o Príncipe pertencia e foi Grão Mestre; Os inúmeros motivos ornamentais com referências mais ou menos óbvias à Maçonaria.
O Jardim com os seu lagos, retirados da lenda Germânica e o Templo das Colunas, pequeno local de reunião Templária...os Jardins Mágicos.
O aspecto geral foi descrito por Richard Strauss, quando visitou Sintra: "Hoje é o dia mais feliz da minha vida(...) Este é o verdadeiro jardim de Klingsor - e, lá no alto, está o castelo do Santo Graal".
Ainda bem que existiram loucos e excêntricos na nossa História...é a eles que ficamos a dever a nossa mística, a nossa identidade.

6 comentários:

Lady DarkPain disse...

Mas afinal um louco, um excentrico é só uma pessoa mal compreendida. E inadequada ao padroes...

Será que daqui ao uns tempos vamos ser nós os loucos? OU será que andamos todos com medo de sermos expostos e ridicularizados?

Eu cá sou mto sã... Uma louca bem sã!!! loooooool

Fiquem bem

mak disse...

Temos de fazer essa visita! De coletes de força e olhos bem abertos! Subir a serra a pé e descer de alma cheia para uns travesseiros quentes!
EHEHHE
inscrições abertas!!!!
H

Anónimo disse...

ANTES DEMAIS SOU A VISITA 2000 GRANDE BEN-HAJA PARA ESTE FANTASTIK BLOG, SUBIR A SERRA A PÉ HABEMOS DE COMBINAR UNA CAMINHADA DAKELAS!!!

Rubi disse...

Vivam os loucos e os excêntricos!!!

Só por curiosidade, o que achas das cores do Palácio?

sérgio alcântara disse...

as cores, segundo os senhores do IPPAR são as originais, portanto a ser verdade, acho muito bem. Só vem reforçar a imagem de D. Fernando II, era muito à frente.

Anónimo disse...

Tal como tu, por isso te agradecemos sempre este blog..muito gostas tu de simbolos e significados ocultos e pouco claros..