quarta-feira, junho 13, 2007

Dentro de um filme

Depois de chegar de Paris desejei ver novamente um filme que não me saía da cabeça. O Fabuloso Destino de Amélie. Algo mexeu no meu íntimo e fez desaparecer o preconceito com que via Paris, França e os Franceses no geral.
Rever locais como o Café Deux Mollins, onde a protagonista trabalhava e onde, dias antes tinha estado sentado, a estação de metro Des Abesses, onde ela encontrou pela primeira vez o amor da sua vida e tantas vezes, para mim foi o ponto de partida e chegada de mais um dia de visitas. O Carrossel do Sacré Coeur e a vista magnifica sobre a cidade. enfim...tantas coisas que agora me dizem bastante mais do que diziam há duas semanas atrás.

A vida faz-se destas coisas, de recordações, de registos fotográficos mentais e não só, de cheiros, cores e pessoas que passam por nós e ficam, mesmo que quase inconscientemente.

4 comentários:

Rubi disse...

Fiquei tão contente por teres gostado de Paris!
Quem lá vai e só consegue ver a cidade turística, vai certamente de olhos vendados...

Anónimo disse...

"...pessoas que passam por nós e ficam...". Mesmo!

Unknown disse...

Oh Sérginho...esse é um dos filmes da minha vida...mas já Paris...não sei..ou foi da época do ano...ou da idade que tinha, não consigo gostar daquela cidade..não senti mágica...aquele glamour...
Beijos
Catarina

Anónimo disse...

Porque é me sinto tão triste ao ler este texto?
Não deveria de sentir também uma certa nostalgia pelos locais onde estive, pelos cheiros da infancia que nunca esqueci, pelas pessoas que passaram na minha vida? Não deveria de ser um sentimento bom?