quinta-feira, maio 17, 2007

Quinta Feira de Espiga

Hoje comemora-se mais um feriado Municipal em Mafra, a Quinta Feira de Ascenção segundo a doutrina católica, Dia da Espiga segundo a linguagem do povo.
Desde pequeno que me habituei a este dia tão especial para as gentes desta zona, especialmente porque os meus avós e agora os meus pais têm uma casa na Foz do Lizandro, praia que é um dos centros das comemorações expontâneas, onde famílias se juntam em tendas, barracas, verdadeiros piqueniques gigantes, desde a noite da véspera até ao fim deste feriado para "apanhar a espiga", passar a noite e o dia, comer e beber.

Do ramo que se apanha faz parte a Espiga de trigo (alimento), a papoila (vida e morte), o malmequer amarelo (ouro;riqueza), um ramo de oliveira (azeite, Luz).

Esta tradição assimilada pelo Catolicismo, existia anteriormente como uma festa e tributo às colheitas e à natureza, sendo aproveitada então para não ferir as tradições já existentes.

Hoje, encontro-me arredado destas festas, em parte porque algumas delas descambaram em arraiais de consumo de alcool e mais qualquer coisa para o pessoal mais novo, mas ainda gosto de passear pela dita praia ou por qualquer pinhal e ver famílias inteiras a conviver como já é raro nestes tempos.

6 comentários:

Rubi disse...

Só faltou dizer que se guarda o ramo apanhado nesse dia, se deixa secar e se guarda até ao próximo ano, para dar boa sorte...

***LadyBird*** disse...

Estás a fazer-te de esquisito?! Diz lá que não gostas de arraiais com musiquita de acordeão, tipicamente popular portuguesa!!! E de umas sardinhas no pão regadas com bom vinho da tasca ou com umas "louras" bem fresquinhas!!! Heinnnnnnnnn???!!!

"...Ora dá cá um e a seguir dá outro,
ora dá mais um que só dois é pouco
Ai eu gosto tanto e é tão docinho,
e no entretanto dá mais um beijinhoooo..." :P
:)))))))))

Tenho saudades de me divertir num arraial assim... das províncias... :(

sérgio alcântara disse...

Psychobitch - Tens razão, faltou esse pormenor do ramo guardado até ao próximo ano...Vejo que percebes destas coisas.
***Ladybird*** - Não leste em lado nenhum que não gostava de arraiais, até lhes acho bstante piada, o que escrevi é que, infelizmente o que era uma festa de família e amigos, se tornou num festival decadente de bebedeiras, droga e agressões gratuitas.
Segundo o que soube, este ano a noite e o dia de Espiga resultaram num numero record de comas alcoolicas, entradas no Centro de Saude com escoriações e uma javardice total dos areais da Foz do Lizandro, incluindo uma quantidade estúpida de seringas...Arraiais destes NÃO OBRIGADO!

***LadyBird*** disse...

dassssse... Estou a ver que lhe falta um pouco de humor!!!

Já vi que não posso brincar com coisas sérias, que é fatela!!!
Portanto, a partir de agora acabaram-se os comentários estúpidos e só faço comentários sérios no seu blog.

Já agora te digo... vou ter um ano da cáca!!!
Não ha raminho de espiga, papoila, malmequer, ou folha de oliveira para secar.

Anónimo disse...

Todos os anos guardo o meu religiosamente, perto da entrada de casa, para dar sorte, nunca faltar o pão e trazer dinheiro. Só o tiro para o trocar pelo novo.
São fés que se têm...
Só me surpreendeu muito, pela positiva, o facto de saberes os pormenores do que deve conter o ramo e respectivos significados!!!

Anónimo disse...

ola, moro em mafra ha dez anos, e nunca fui a festa da espiga (as crianças ainda eram pequenas, e meu marido trabalha em lisboa e nao tem feriado)mas, a ideia que tinha e que era uma festa linda, com convivio de todos eu sempre tive vontade de participar.
Ate que este ano eu fui levar meu filho de quase 17 anos a festa( achando que seria muito bom para ele conviver com outras pessoas e largar o computador).
Claro essa noite nao dormi pensando se estaria bem(graças a deus que sim.
Quando fui levar a minha filha a patinagem no ericeirense, qual não é o meu espanto quando soube do rapaz que faleceu e dos comas alcoolicos...fiquei horrorizada, nao sei se para o ano vou deixa-lo ir.... isso da que pensar.
aida moura