quinta-feira, maio 31, 2007

Origens

Alcântara
Valente

Desde muito novo que me interesso pela herádica, pelas origens dos nomes e pela simbologia. Como tal, sendo uma paixão que partilho com o meu pai, conseguimos fazer um flash back na nossa árvore genealógica até meados do séc. XVIII, onde nos perdemos completamente. A família Alcântara desapareceu assim algures a meio de 1700.

O nome provém do árabe e traduz-se literalmente como "A Ponte" e poderá derivar quer da zona onde desagua a ribeira com o mesmo nome, perto de Lisboa ou do ramo Castelhano do nome da região fronteiriça Espanhola de Alcântara.O outro lado da minha genética nunca o procurei tão afincadamente, mas os primeiros registos deste nome dizem respeito a um Cavaleiro que acompanhou D. Henrique de Borgonha, morto na batalha de Ourique, nos primórdios da Nacionalidade.

Qualquer das formas, fica aqui prestada a devida homenagem aos meus antepassados e respectiva heráldica, sem qualquer forma de "mania" das grandezas ou de atestar alguma ponta de nobreza existente, que a existir, desconheço por completo.

Apenas existe e existirá, isso sim, uma busca incompleta de informação e orgulho nas origens, por mais simples que elas sejam.

5 comentários:

Rubi disse...

Pelo menos conseguiram!
Eu nunca me empenhei tanto, mas o último nome é tão vulgar que quase se funde com a própria história de Portugal, o do meio é tão raro que para além de não ter brazão cá (que eu encontrasse) suspeita-se que tenha origem espanhola.

Dementador disse...

Cara, eu também sou da família Alcântara. Também procuro algumas respostas da nossa familia, na verdade comecei a procurar agora no google, dai vi teu blog. ^^
Eu moro no Brasil, vc é de portugal?
pode me adicionar no msn, vai ser um prazer falar com gnt da mesma familia que nao se vê (ou nunca se viu) a muito tmpo.
Fica ai meu abraço! ^^
dementador_auror@hotmail.com
((Meu nome é GLaudson))

Anónimo disse...

Este texto és mesmo tu! Em toda a sua sinceridade e simplicidade!
So podia descender de cavaleiros...só podias :)

Anónimo disse...

Bem que você poderia divilgar o que você conseguiu em suas pesquisas, não?

Marcelo Alcântara disse...

O que tem a ver "Alcântara" com "Valente"? Sou um "Alcântara" e namorei muito anos uma "Valente", por isso a grande curiosidade.

Obrigado.


Marcelo Alcântara Evaristo
Brasil