domingo, maio 06, 2007

Quadrados Mágicos


B(a)Z(ileu)S EST X(ristu)M ?
(o Rei é Cristo) ?
Sabia da sua existência, faltava apenas fotografá-los.
Tratam-se de Quadrados Mágicos, uma espécie de labirinto de letras ou números que esconde um verdadeiro significado. Estes exemplos estão a cerca de 500 metros de minha casa, num cemitério junto à Capela da Senhora do Ó (orago que carrega com ele o nascimento, a gravidez), Carvoeira.
Segundo os estudos de um Professor que muito admiro e a quem devo muita desta curiosidade, estes quadrados estão ligados a uma Pedra de Mistério existente sob a galilé da Capela de S. Julião e Santa Bazilissa, junto à praia de S. Julião. Esta permanece ainda um verdadeiro mistério, como o nome que lhe deram indica. De aspecto octogonal, encontra-se dividida em zonas através de linhas, centrado num Delta com um sol radiante no centro, com vários labirintos de números em volta. Infelizmente (ou felizmente) esta Pedra de Mistério não está acessível ao comum dos mortais, não sendo possível fotografá-la pessoalmente, apenas a vi em fotos de estudos do Professor Gandra (esse o nome do senhor).
Segudo ele, grande defensor das teorias do Quinto Império e do Sebastianismo, a existência destes locais, juntamente com mais 4 cruzeiros carregados de simbologia dispersos numa rota, faz crer numa via sacra entre a Capela de S. Julião (Mar=Início) e o Cemitério da Senhora do Ó (Morte/Renascimento), uma espécie de cerimonial de iniciação, de introspecção...
Por vezes bem perto de nós, existem assuntos adormecidos à espera que alguém os desperte. É o que vou tentando...


2 comentários:

Rubi disse...

Há aqui uma coisa que não me faz sentido: 1833 é a data em que os quadros lá foram colocados? E se sim, colocados eventualmente por quem? Maçonaria?...

sérgio alcântara disse...

1833 é supostamente a data em que foi colocado aquele cruzeiro especificamente, os restantes têm datas aproximadas de 1750/70.
Quanto à responsabilidade de quem o colocou, aí está um dos mistérios, os estudos não apontam para a Maçonaria mas sim para o Culto do V Império e do Sebastianismo, que sempre acolheu muitos adeptos por estas terras.