Desde muito novo que me interesso pela herádica, pelas origens dos nomes e pela simbologia. Como tal, sendo uma paixão que partilho com o meu pai, conseguimos fazer um flash back na nossa árvore genealógica até meados do séc. XVIII, onde nos perdemos completamente. A família Alcântara desapareceu assim algures a meio de 1700.
O nome provém do árabe e traduz-se literalmente como "A Ponte" e poderá derivar quer da zona onde desagua a ribeira com o mesmo nome, perto de Lisboa ou do ramo Castelhano do nome da região fronteiriça Espanhola de Alcântara.O outro lado da minha genética nunca o procurei tão afincadamente, mas os primeiros registos deste nome dizem respeito a um Cavaleiro que acompanhou D. Henrique de Borgonha, morto na batalha de Ourique, nos primórdios da Nacionalidade.
Qualquer das formas, fica aqui prestada a devida homenagem aos meus antepassados e respectiva heráldica, sem qualquer forma de "mania" das grandezas ou de atestar alguma ponta de nobreza existente, que a existir, desconheço por completo.
Apenas existe e existirá, isso sim, uma busca incompleta de informação e orgulho nas origens, por mais simples que elas sejam.