quinta-feira, abril 07, 2016

Tradições de viva cor - Bons Reis








Há pouco tempo desloquei-me a uma freguesia do concelho de Alenquer, tendo reparado numas curiosas pinturas em forma de vaso com corações ou outros motivos, acompanhados da sigla BR e o ano que diz respeito, à entrada de muitos dos edifícios daquela aldeia.
Tal curiosidade levou-me a perguntar o porquê daqueles desenhos coloridos de azul e vermelho, à porta de habitações, lojas, oficinas...
Os Bons Reis (BR), são uma tradição em muitas freguesias do concelho de Alenquer, na véspera do dia de Reis (05 de Janeiro), que consiste no seguinte: Grupos de cantadores - homens - vão de porta em porta, casas, estabelecimentos, o que for que tenha vida no seu interior e cantam os Reis.
Uma voz sussurra junto à fechadura e o coro segue-o logo depois entoando ladainhas centenárias que celebram os Reis Magos.
O costume é o dono da casa abrir as portas e receber os cantadores reiseiros com comida e bebida para aconchegar os estômagos e as vozes que percorrem a noite fria até amanhecer.
Dentro desse grupo de cantadores, segue antes um que tem a responsabilidade de sinalizar as casas que vão ser "alvo" dos cantadores, os chamados pintores reiseiros.
Os desenhos, de cariz infantil, quase naif, revela o tipo de edifício (habitação, café, restaurante, oficina, etc.) e no caso das habitações ainda revela quantos filhos residem naquele local, pelo numero de corações que brotam da planta que nasce num vaso ou coração pintado na parede.
Uma tradição ancestral que ainda resiste e conjuga o religioso e o profano de uma forma quase perfeita.
Que exista quem continue tal tradição...


Sem comentários: