sexta-feira, setembro 25, 2015

Abandonos - Bataria da Parede - Regimento de Artilharia de Costa

 Brazão da antiga unidade militar 

 Residência do Comando

 Entrada da zona operacional

 Acesso à área subterrânea 

 Uma das peças ainda existentes

 O mau estado e degradação é geral...






 Elevador de transporte de munições - à superficie

 sala de armazenamento das munições - subterrânea

 Elevador de transporte de munições - subterrâneo

 posição de armamento mais ligeiro

 Edifícios de instrução e Casa da Guarda


O Regimento de Artilharia de Costa - Bataria da Parede cessou as funções no inicio dos anos 90 do século passado, mas aquela zona alta da localidade da linha de Cascais continua como que parada no tempo.
O acesso facilitado tem ajudado grandemente a deteriorar a memória dos que ali serviram e do próprio país que teima em esquecer-se do que foi, quase demonstrando um desprezo pelo seu passado.
Bem sei que os tempos de dificuldade económica estão aí e na verdade sempre nos acompanharam na história recente deste jardim à beira mar plantado, mas julgo existirem formas de garantir que a memória não fosse deitada fora, como algo descartável.
Do que li nas pesquisas feitas, existe, ou existia um projecto para um parque urbano e museu  militar naquele local de vistas privilegiadas sobre a barra do Tejo, mas até à data...
Restam assim os edifícios, as 3 peças de artilharia e os fantasmas do passado que teimam em habitar aquelas largas centenas de metros de túneis e divisões subterrâneas que ligam todo o complexo militar.

Sem comentários: