segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Aldeia da Mata Pequena


Há projectos, que pela sua singularidade e ousadia, merecem destaque. Então quando defendem as tradições e ajudam a manter uma identidade, merecem ser divulgados e acarinhados.
A Aldeia da Mata Pequena era uma localidade da freguesia da Igreja Nova, Mafra - que se encontrava praticamente ao abandono. Uma rua com casas tipicamente saloias, algumas delas centenárias, em ruínas e a aguardar a morte definitiva.
Alguém, com força de vontade e muito bom gosto decidiu adquirir essas ruínas e devolver-lhes a vida que fugia a passos largos.
Reconstruiu-se aos poucos, primeiro com seis casas, depois alargando a outros proprietários, que se converteram à ideia de as recuperar, foram renascendo outras habitações devolvidas ao mundo que as tinha perdido quase irremediavelmente.
O resultado é uma Aldeia dedicada ao turismo rural, com sucesso, onde cada pormenor, exterior e interior, nos fazem recuar umas décadas nos tempos e mantém vivas as memórias desta região tão próxima da capital, mas com uma cultura tão diferente e rica.
Um muito obrigado aos impulsionadores deste projecto pelo que estão a conseguir, aliando uma actividade económica à defesa do património arquitectónico e cultural das minhas origens.
Venham conhecer...
http://www.aldeiadamatapequena.com/

2 comentários:

Anónimo disse...

Um dos locais mais bonitos que conheci. Fez-me recuar no tempo e recordar promenores da minha infancia, numa aldeia linda, mas na beira alta. Obrigada a quem pos mão á obra para recuperar esta aldeia.

Anónimo disse...

És apaixoinado pela tua terra! Nota-se tao bem!