terça-feira, fevereiro 22, 2011

Credos...

Há cerca de 3 anos passei mais uma vez por uma das aldeias mais emblemáticas do Portugal profundo - Piodão, uma aldeia postal, de xisto construída e felizmente bem conservada.
Ruas estreitas e escuras, o negro da pedra em contraste com o azul das janelas e portas, bem como do edifício mais destacado do núcleo, a Igreja de branco debruado a azul.
Duas das fotos que tirei na altura, foram a pormenores em casas particulares que me intrigaram, umas cruzes feitas de forma muito artesanal na ombreira da porta e noutra casa uma cruz pintada na porta, encimada por uns chifres de bode e uma ferradura...
Passado estes tempos, estava eu a colocar alguma (pouca) ordem no arquivo fotográfico pessoal e dou com elas novamente.Um pouco de pesquisa informa-me que as pequenas cruzes são uma protecção contra a trovoada e o azar. Noutros locais encontrei ainda alusões a tradições que referem a existência de lobisomens na aldeia, sendo as casas marcadas com a cruz salva
s da intromissão do mal...
Quanto à foto com os chifres de bode e a ferradura, posso apenas subjectivar que a casa pertença a alguém extremamente crente ao ponto de para além dos artefactos acima descritos, ainda ter pintado de forma grosseira uma cruz na porta azul da sua habitação...estranho?


Rua estreita com caminho para as águas - Piodão


Símbolos à entrada de casa - Piodão




Pequenas cruzes em ombreira de porta - Piodão

Sem comentários: