quinta-feira, junho 18, 2009

Livro de Cabeceira VII


Depois de uma semana a queimar a pouca inteligência que reside em mim por causa dos exames, escrevo estas linhas para apresentar um livro, que pela minha repetitividade, já devem estar fartos dele - Comboio Nocturno para Lisboa. Mesmo correndo esse risco eu escrevo porque foi um dos livros que mais me marcou nos últimos tempos.

A história? Em traços largos, tudo começa numa manhã chuvosa em Berna. Uma mulher tenta saltar da ponte no centro da cidade e Raimund Gregorius, um professor de Grego e Latim, com uma vida enfadonha, evita o acto de suicidio e surpreende-se com a sonoridade de uma palavra proferida pela mulher: "Português", quando este lhe pergunta que lingua fala.

A partir daqui e da aquisição por mero acaso, de um livro de um médico português membro da resistência ao Estado Novo, toda a vida daquele professor muda, vendo-se de um momento para o outro no comboio para Lisboa, uma cidade desconhecida.

Um livro que retrata a Lisboa de hoje e a de outros tempos, a vida questionada pelo médico do passado e pelo professor do presente, que deseja respirar os mesmos ambientes, conhecer as mesmas pessoas que o homem que lhe mudou o rumo com as questões que colocou. Uma descoberta da própria vida pelas mãos de outro, morto 30 anos antes.

Figura brilhante desde a infância, Amadeu Prado, o nome do médico, caiu em desgraça perante a população que tratava muitas vezes gratuitamente, por salvar a vida do chefe da PIDE.

A partir dessa data envolve-se numa espiral de auto-destruição e pensamentos vertiginosos, vindo a tornar-se resistente ao regime de Salazar para expiação do pecado cometido com o chefe da PIDE.

Este livro já vendeu milhões de exemplares por toda a Europa, criando uma expressão idiomática com o próprio titulo do livro - Comboio Nocturno para Lisboa - passou a ser um sinónimo para quem quer mudar de vida radicalmente, trazendo milhares de turistas a Lisboa em busca de Amadeu Prado.

O autor, Pascal Mercier - pseudónimo literário do filósofo Peter Bieri, explica a escolha de Lisboa como palco do romance por ser uma cidade com ares do século XIX, com uma cultura muito própria e por Salazar - "não era como Hitler ou Mussolini, era inteligente e culto, de uma brutalidade subtil e perigosamente encantador". Este filósofo apaixonado por Pessoa, acaba por escrever um Livro do Desassossego com as palavras de Amadeu Prado. Com apontamentos simplesmente brilhantes...

11 comentários:

Anónimo disse...

Bravo!Gostei do resumo feito por ti e vou lê-lo!

Rubi disse...

Achei curioso um autor estrangeiro lembrar-se de Lisboa e da nossa história para palco de um livro.

Gosto de perceber como nos vêem os outros...

Mesmo que ainda não estivesse já completamente convencida a ler o livro, o comentário do autor acerca de Salazar convencia-me (e mais não digo, porque já sabes).

Anónimo disse...

E correram bem?

Obscuro como a tua mente.....

sérgio alcântara disse...

Ainda não sei...

Tenho uma mente obscura?

Anónimo disse...

Ainda não sabes a nota, mas sabes se correram bem..uma semana so para estudar...é obra.

Tens!! Muito mesmo!

sérgio alcântara disse...

Tomo isso como um elogio...

Anónimo disse...

A referencia ao tempo de estudos ou o facto de considerar que tens uma mente obscura?

sérgio alcântara disse...

Ambos...

Anónimo disse...

Logo vi....demasiado obvio e previsível..e tambem..repetitivo..ja não é a 1ª vez..enfim..

sérgio alcântara disse...

Então permita-me que repita outra frase mais uma vez: ninguém é obrigado a ler este blog.
Obrigado.

Anónimo disse...

Isso eu tambem ja sei...obvio e desncessario novamente