terça-feira, novembro 06, 2012

Nota explicativa

É oficial: Fartei-me que confundam os desenhos e frases que tenho tatuados em mim, com significados e simbolos que nada têm a ver comigo!

Portanto aqui fica para quem quiser saber:

A árvore retorcida, quase sem folhas, acrescentada recentemente com mais ramagens (braço e ombro direito): Sempre gostei de árvores e quanto mais castigadas pela vida melhor. Esta simboliza um carvalho milenar, resistente ao tempo, simbolo de força e sabedoria celta que ainda hoje é respeitada em certos recantos do nosso país;

O Corvo (nas ramagens da árvore) : Ave muitas vezes ligada ao azar, para mim é um simbolo de noite e oculto; guardião de almas secretas e mistério;

Non Omnis Moriar (no braço esquerdo) : Não morrerei inteiramente - É a minha crença, um pouco utópica talvez, que enquanto formos lembrados, nunca morreremos por completo;

Alcachofra (no antebraço esquerdo) : simbolo alquimico do renascer, da vida para além da morte. Pode ser vista como adorno arquitectónico em vários monumentos sobretudo de influência maçónica, como nos muros da Quinta da Regaleira em Sintra ou no topo do Cais das Colunas em Lisboa, simboliza a passagem do profano ao sagrado, a iniciação;

O sol negro (no peito sobre o lado esquerdo): Simbolo do culto ancestral ao deus sol e aos cultos celtas dos astros. Podem até levar para o lado da extrema-direita e do III reich, não o fiz com esse sentido;

"Porque os outros tem medo mas tu não..." (nas costas, entre as omoplatas) -  Frase retirada do poema de Sophia de Mello Breyner Andresen "Porque os outros se mascaram mas tu não": Um poema com bastante poder e cuja frase que escolhi personifica uma intenção, não recear  as adversidades, as lutas da vida.

Cruz Celta (na perna direita) - Simbolo de crença numa religião mais próxima da natureza tal como era o catolicismo nos primórdios na zona outrora dominada pelas tribos celtas, obrigada a adaptar-se aos cultos ancestrais para conquistar as almas humanas;

Cruz de Alcântara ( nas costas, todo o centro)- Obviamente uma homenagem à família, simbolo forte e vincado em mim através da tinta, debaixo da pele...

Por agora é tudo... em breve pode haver mais.

5 comentários:

Anónimo disse...

Já tantas?

A do sol lembro-me bem.

Anónimo disse...

Nunca pensei ver isto em ti...
Explicações? Desde quando as deves?...

sérgio alcântara disse...

Não devo... dou porque quero. E porque me cansa dizer que a minha alcachofra não é um abacaxi :)

JoanaH disse...

E já ai longa a lista! ;)

Red Angel disse...

Gostei. Talvez por ser também adepta desse "estranho prazer"

Eis uma das minhas(em numero bastante inferior):
http://redangelmyotherside.blogspot.pt/2012/06/21-ankh-symbol.html